Está com dificuldade de perder peso? Atenção, podem ser os hormônios. Muitos não sabem, mas não são apenas a alimentação saudável e a prática de atividades físicas que influenciam no processo de emagrecimento, os hormônios também exercem um papel importante nessa missão. Por isso preparamos essa lista com 6 hormônios que podem atrapalhar seu emagrecimento. Continue a leitura e confira.
Como os hormônios atrapalham a perda de peso?
Os hormônios são responsáveis por regular o nosso metabolismo, que por sua vez exerce papel fundamental na perda de peso. A partir do momento em que os hormônios estão desregulados, o metabolismo passa a não funcionar adequadamente, o que dificulta a queima de calorias e ainda aumenta a pré-disposição ao armazenamento de gordura.
São os hormônios que regulam a velocidade do nosso metabolismo e é por isso que ao estarem desregulados, dificultam o processo de emagrecimento. Normalmente esse processo é causado pela disfunção hormonal.
O que é disfunção hormonal?
Como o próprio nome sugere, a disfunção hormonal nada mais é do que um problema em que existe um aumento ou diminuição irregular na produção de hormônios relacionados ao metabolismo.
São diversos os fatores que podem causar esse tipo de distúrbio. Inclusive, os problemas hormonais são muito comuns e podem causar sintomas como:
A disfunção hormonal, além de prejudicar o emagrecimento ainda pode causar doenças graves como a diabetes e hipotireoidismo, por exemplo. Por isso ao ser identificada, a disfunção deve ser tratada corretamente.
Quais são os hormônios que podem atrapalhar o emagrecimento?
Contamos com muitos hormônios em nosso organismo, mas alguns em específico estão mais ligados ao metabolismo e esses podem atrapalhar o emagrecimento. Confira nossa lista com os 6 principais:
1 – Cortisol
Também conhecido como “hormônio do estresse”, o Cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais e atuam controlando o estresse em nosso organismo. Ele converte gordura em glicose através do fígado, proporcionando assim mais energia.
Esse hormônio está presente em diversas atividades do organismo durante o dia, como na regulagem da pressão sanguínea, formação de novas memórias, além de auxiliar na digestão, controlando a maneira com que o corpo utiliza todas as proteínas, carboidratos e gorduras obtidas através da alimentação.
Quando produzido em alta quantidade pode despertar o apetite e ainda estimular o fígado a produzir glicose em excesso, para que o corpo obtenha energia suficiente para lidar com as atividades diárias. Em excesso pode ainda aumentar os níveis de insulina e isso faz com que a vontade de comer seja direcionada a doces e alimentos gordurosos.
Além de se alimentar mais por causa dessa liberação em excesso, como as substâncias produzidas pelo cortisol não são utilizadas pelo corpo, acabam sendo acumuladas e então armazenadas como gordura.
2 - Hormônios da Tireoide (T3 e T4)
Os hormônios T3 e T4 são produzidos pela glândula Tireoide, localizada no pescoço, por isso também são conhecidos por hormônios da Tireoide. Eles estão diretamente ligados com o metabolismo e auxiliam na regulagem de todo o organismo, como nos batimentos cardíacos, raciocínio, temperatura corporal e até mesmo na fertilidade.
Quando a glândula tem baixo nível de produção dos hormônios, acontece o hipotireoidismo, e isso faz com que o metabolismo desacelere, dessa forma diminui-se o gasto calórico em repouso, o que dificulta a perda de peso. O contrário também pode acontecer, quando a glândula produz em excesso acontece o hipertireoidismo, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade para ganhar peso.
3 – Grelina
Esse é bastante conhecido por ser o hormônio do apetite, pois é produzido principalmente pelo estômago e pâncreas. Ele é responsável por informar o cérebro que é hora de comer, além de auxiliar também no controle energético do corpo, equilibrando a ingestão e o gasto calórico.
Quanto mais altos os níveis de Grelina no organismo, mais faminto o indivíduo fica, logo assim que come os níveis se estabilizam reduzindo assim o apetite. Contudo em dietas bastante restritivas ou em um caso de disfunção hormonal, seu nível aumenta de forma intensa, despertando assim maior apetite, fazendo com que a pessoa coma mais do que precisa, dificultando assim a perda de peso.
4 – GH
Conhecido também como hormônio do crescimento, o GH é responsável por auxiliar no crescimento longitudinal, assim como o linear e o das células e músculos. Além disso, ele estimula a transformação da gordura corporal em energia através da metabolização.
Quando desregulado, pode não cumprir sua função corretamente, fazendo assim com que a gordura do organismo não seja transformada em energia, além de causar ainda problemas graves, como doenças cardiovasculares, por exemplo.
5 – Leptina
Esse é conhecido também como hormônio da saciedade, pois uma de suas principais funções é indicar quando o corpo já está saciado, através do nível de gordura armazenada, evitando assim que a pessoa coma mais do que deve.
Em pessoas acima do peso a Leptina é encontrada em níveis mais altos, devido a quantidade de gordura armazenada no organismo, contudo estas acabam tendo certa resistência ao efeito do hormônio, o que as fazem não se sentirem tão saciadas após as refeições, quando deveria.
Pessoas com disfunção hormonal podem sentir o mesmo efeito, uma vez que se a Leptina for produzida em excesso pelo corpo, a sensação de saciedade será menor, fazendo assim com que a pessoa coma mais do que necessário.
6 – Insulina
A insulina é o hormônio responsável por controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue e levá-la para as células.
Quando encontrada em níveis desregulados no organismo, pode ocasionar a predisposição ao diabetes e ainda aumentar os estoques de gorduras no organismo, principalmente em regiões próximas à barriga e cintura, causando assim dificuldade na perda de peso.
Como saber se eu tenho disfunção hormonal?
Problemas hormonais podem ser identificados no organismo através da realização de um exame de sangue. É através da medição dos níveis hormonais presente na circulação sanguínea, que se descobre alterações nas dosagens hormonais presentes no corpo.
Onde fazer o exame de dosagem hormonal em Araçatuba?
Dúvidas quanto aos seus hormônios? Acha que algo está acontecendo? Seu médico solicitou um exame de sangue para que seja feita a dosagem hormonal? Se você mora em Araçatuba, nós podemos ajudar! Somos um laboratório reconhecido em toda região pela qualidade oferecida em nossos serviços e claro, contamos com uma equipe de biomédicos especializados para garantirem os melhores e mais precisos resultados.
Agende seu exame clicando aqui, ou acesse nossas redes sociais clicando aqui (Facebook) ou aqui (Instagram).