No mês de fevereiro, as cores roxa e laranja são utilizadas com o objetivo de alertar para a conscientização e combate de algumas doenças que podem ser diagnosticadas precocemente.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia. Acompanhe a leitura para saber mais!
Conheça cada campanha
O mês de fevereiro traz cores fortes para alertar sobre os cuidados com a saúde.
A Ccampanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, em Uberlândia-MG, para conscientizar sobre o Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Enquanto as duas primeiras são doenças autoimunes, a última é uma doença degenerativa, que acarreta na perda progressiva da memória. Seu lema é “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo a importância de proporcionar bem-estar aos portadores das doenças.
A Campanha Fevereiro Laranja foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela visa combater e conscientizar as pessoas sobre Leucemia. O mês escolhido foi fevereiro, pelo fato de que no dia 4 de fevereiro é considerado o Dia Mundial do Câncer.
A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.
Lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), também conhecido apenas por Lúpus, é uma doença inflamatória e autoimune. Ela pode acometer apenas a pele, sendo caracterizada como cutânea ou então um ou mais órgãos internos, configurando o tipo sistêmico. É uma patologia que ocorre de forma específica em cada indivíduo afetado, variando também em intensidade.
A doença afeta principalmente as mulheres, mas também pode se manifestar em homens.
O Lúpus não tem uma causa determinada, mas pode estar relacionado com fatores genéticos, hormonais e com infecções ou uso de alguns medicamentos.
A principal consequência da patologia, quando não tratada, é o comprometimento de diversas partes do corpo, gerando uma série de problemas e intercorrências.
O Lúpus não possui cura e precisa de tratamento constante, para controlar os sintomas e manter a qualidade de vida do paciente.
Sintomas
Fibromialgia
A fibromialgia é uma patologia que gera inúmeros incômodos e afeta diretamente o bem-estar as pessoas acometidas. Ela ocorre principalmente em mulheres e provoca dores e desconforto generalizado.
Há ainda uma possível associação com distúrbios psicológicos, sobretudo a depressão, que pode contribuir para o agravamento dos quadros clínicos. A tensão, a ansiedade e a fadiga geralmente também são aspectos muito presentes em quem convive com a patologia.
Essa doença reumatológica atinge cerca de 3% da população brasileira, principalmente as mulheres.
Sintomas
Alzheimer
A doença de Alzheimer é neurodegenerativa, isto é, causa a deterioração dos tecidos do cérebro, provocando a perda de funções mentais. Ela também gera alterações no citoplasma de neurônios e o acúmulo de uma proteína anormal que envolve as células nervosas, a beta-amiloide.
Entre as funções impactadas pela patologia, encontram-se a memória, a linguagem, o senso de localização e o controle comportamental. Por conta disso, a doença faz com que muitas pessoas acometidas deixem de conseguir desempenhar tarefas do cotidiano e cuidados consigo mesmo.
Em consequência, são desencadeados aspectos como a dificuldade de socialização e o sofrimento psíquico desses indivíduos. Não há uma causa exata para o desenvolvimento da patologia, mas estudos indicam a existência de uma certa predisposição genética.
O Alzheimer costuma se manifestar a partir dos 65 anos, mas há casos de surgimento precoce, a partir dos 50 anos.
Sintomas
Leucemia
A Leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos (leucócitos) e muitas vezes sua origem é desconhecida. Alguns dos males provocados por essa condição são fraqueza, perda de peso e febre.
A descoberta precoce do câncer possibilita maior chance de tratamento.
A detecção é feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Sintomas
As quatro doenças não têm hora para se manifestarem e podem ser diagnosticadas precocemente. Por isso, as campanhas foram criadas para disseminar informações sobre as doenças.
O Laboratório Exame apoia essas campanhas. Procure seu médico regularmente e realize exames, pois a melhor forma de manter a saúde em dia são os cuidados preventivos. Os exames de rotina podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar.
Onde realizar exames em Araçatuba?
O Laboratório Exame é a melhor opção para você cuidar da sua saúde!
Fale conosco pelo telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.
Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais informações: Instagram e Facebook.